sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Estilos - Natação

Na natação existem 4 estilos, que são: Crawl , Bruços, Costas e Mariposa.
No entanto não existem provas de Crawl, existindo em seu lugar as provas de estilo livre. Normalmente os nadadores escolhem efectuar estas provas em crawl por ser o mais rápido dos 4 estilos.

Cada um destes estilos tem especificações próprias em relação ao posicionamento do tórax do atleta e ao movimento das pernas e dos braços.


No Estilo Bruços – É o mais lento dos quatro estilos.
Os movimentos das pernas e dos braços são alternados. Quando se dá o movimento energético dos braços, as pernas estão esticadas; quando os braços iniciam a recuperação, as pernas dão o chamado pontapé de sapo.
*Viragem: O nadador toca a parede com as duas mãos. Solta uma mão e inicia a rotação do corpo. Os pés são projectados contra a parede, dando, assim, um forte impulso.


No Estilo Livre (ou Crawl) - O atleta posiciona-se com o peito voltado para o fundo da piscina, em posição horizontal ao nível da água, executando movimentos circulares alternados com os braços em posição paralela ao corpo, as pernas movimentam-se para cima e para baixo também alternadamente.
O nadador respira virando a cabeça para o lado contrário ao do braço submergido.
*Viragem: Uma volta sobre o eixo transversal do corpo.



No Estilo Costas – O corpo deve estar o mais horizontal possível em relação ao plano de água, o atleta tem que estar com o peito voltado para cima, e as costas voltadas para o fundo da piscina.
Os movimentos são semelhantes aos do estilo livre (a perna flecte, porém, no movimento ascendente).
O nadador parte dentro da água, mas não pode permanecer submergido mais de 15 metros.
*Viragem: Uma volta sobre o eixo transversal do corpo, provocada pelo lançamento dos pés para cima, ou seja, para fora de água. É desnecessário tocar a parede antes da viragem.


No Estilo Mariposa –O atleta também fica com o peito voltado para o fundo da piscina, mas joga os dois braços ao mesmo tempo para frente por cima da água e produz um movimento também sincronizado com as pernas, para cima e para baixo, similar ao movimento da cauda de um golfinho.
A última fase da propulsão dos braços é aproveitada para levantar a cabeça e respirar.
*Viragem: Igual à exigida pelo estilo bruços


Sem comentários:

Enviar um comentário